Governo lança Fies Social para estudantes de baixa renda

O MEC lançou a nova versão do Fundo de Financiamento Estudantil, a medida foi publicada no Diário Oficial da União, na última sexta-feira (16). O Fies Social, vai custear 100% do ensino em instituição de ensino superior, aos estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

De acordo com as regras, os estudantes que se enquadrarem não ficarão sujeitos ao cálculo de comprometimento da renda mensal para definir o percentual financiável, mas é necessário que o curso a ser financiado esteja dentro dos limites estabelecidos pelo programa, que determina atualmente teto de R$ 60 mil anuais, para medicina, e R$42,9 mil para outros cursos.

De acordo com o MEC, o Fies Social já será disponibilizado a partir do segundo semestre de 2024 e a resolução que cria a modalidade do programa, permite, ainda, a possibilidade de que sejam estabelecidos cursos prioritários para o financiamento integral, conforme o que venha a ser estabelecido em cada edital.

Vale ressaltar que o candidato ao financiamento precisa participar do Enem e alcançar notas médias igual ou superior a 450 pontos, além de não zerar a redação.

Matéria de agenciabrasil