O Ministério da Previdência Social, o INSS e os Correios ampliaram sua parceria, permitindo que segurados solicitem o benefício por incapacidade temporária para o trabalho (antigo auxílio-doença) diretamente nas agências dos Correios. O envio da documentação é feito de forma digital pelo Atestmed, uma ferramenta que facilita o upload de laudos médicos e a análise de casos.
Inicialmente implantado em Fortaleza, o projeto foi expandido para 2,6 mil agências dos Correios em todo o país. A medida busca agilizar o processo de concessão do auxílio-doença, eliminando a necessidade de agendar perícias presenciais com médicos federais, beneficiando principalmente os segurados sem acesso à internet.
Os pedidos podem ser feitos diretamente nas agências dos Correios, onde os documentos são digitalizados e enviados ao sistema do INSS. Caso o requerente prefira, ele pode iniciar o processo pela Central 135 e depois apresentar a documentação em até cinco dias. Além disso, se houver pendências, o segurado pode complementar as informações em uma agência.
O Atestmed permite uma análise mais rápida dos pedidos sem a necessidade de perícia presencial, mas, em caso de inconformidades, o requerente será encaminhado para uma perícia. Para solicitar o benefício, o segurado precisa contribuir para a Previdência, ter no mínimo 12 meses de contribuição, e apresentar atestado médico que comprove afastamento por mais de 15 dias.
Desde a reformulação do Atestmed em julho de 2023, mais de 4 milhões de requerimentos foram feitos, com mais de 2 milhões concedidos. A ampliação do serviço pelos Correios deve aumentar o alcance, facilitando o acesso ao benefício por incapacidade temporária para milhões de brasileiros.
Matéria de agenciabrasil