Mutirão de renegociação de dívidas com bancos começou

Durante novembro, consumidores com dívidas em atraso poderão renegociar seus débitos no Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, promovido pela Febraban, Banco Central, Senacon e Procons de todo o país. A ação começa em 1º de novembro e vai até o dia 30, com o objetivo de auxiliar consumidores a reequilibrar suas finanças.

Podem ser negociadas dívidas de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outros empréstimos com bancos e financeiras, desde que estejam em atraso, não possuam garantia e não estejam prescritas. Os bancos participantes oferecem condições especiais, como parcelamentos, descontos e redução de juros, dependendo da política de cada instituição.

O mutirão não é voltado para consumidores protegidos pela Lei do Superendividamento, ou seja, aqueles sem condições de quitar suas dívidas sem comprometer o sustento da família. Nesses casos, é recomendável procurar o Procon.

Os consumidores podem verificar suas dívidas pelo sistema Registrato, do Banco Central, que disponibiliza um Relatório de Empréstimos e Financiamentos. Para acessar o Registrato, é necessário ter uma conta no portal Gov.br.

As negociações podem ser realizadas diretamente com a instituição credora ou pelo portal consumidor.gov.br, que também exige uma conta Gov.br, nos níveis Prata ou Ouro, para acessar o serviço.

Matéria de agenciabrasil