O gabarito oficial do Enem será divulgado pelo Inep até 20 de novembro, e o resultado final sairá em 13 de janeiro de 2025. Em 2024, o exame contou com mais de 4,3 milhões de inscritos. As provas foram aplicadas em duas etapas: no domingo anterior (3), com 90 questões de linguagens, história, geografia, sociologia e filosofia, além de uma redação, e neste último domingo (10), com 90 questões de matemática, física, química e biologia.
Criado há mais de 20 anos, o Enem avalia o desempenho dos estudantes ao final da educação básica e se consolidou como o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil, viabilizando programas como o Sisu e o Prouni. Instituições públicas e privadas utilizam as notas do Enem para seleção de estudantes, podendo usá-las como critério único ou complementar em seus processos seletivos. Além disso, o exame é usado para concessão de auxílios governamentais, como o Fies.
As notas do Enem também são aceitas em instituições portuguesas com convênios com o Inep, facilitando o ingresso de estudantes brasileiros no ensino superior em Portugal.
Matéria de agenciabrasil